BID Logo
English Flag English Bandera Español Español Bandeira Português Português
REDE DE CIDADES BID

Fórum de Prefeitos 2026

De soluções a estratégias: como as cidades geram transformação
Bogotá e Barranquilla, Colômbia | 2 a 4 de setembro de 2026


Bogotá Alcaldía de Barranquilla BID
Edificio Bogotá

A Reunião de Prefeitos é o principal encontro anual da Rede de Cidades do BID e uma plataforma estratégica para o trabalho do Banco em desenvolvimento urbano.

  • Promove o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as cidades e seus governos.
  • Incentiva o fortalecimento de capacidades por meio de conferências, oficinas, exercícios práticos, visitas de campo e materiais técnicos desenvolvidos especificamente para os líderes locais participantes.
  • Impulsiona a colaboração intersetorial dentro do Banco ao reunir diferentes departamentos e divisões do BID no desenho e na implementação da iniciativa.

Agenda

Chegada: terça-feira, 1º de setembro

Chegada a Bogotá e check-in no hotel

PM

Coquetel de boas-vindas

20:00
Local: Torres Atrio | Bogotá
Tema: Projetos com impacto: melhorando a qualidade de vida por meio da transformação urbana

Credenciamento

08:00 – 08:20

Boas-vindas do BID, por Ramiro López-Ghio, Representante do BID na Colômbia

08:20 – 08:30

Palestra magna: Alejandro Aravena, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura

08:30 – 09:10

Pausa para café

09:10 – 09:30

Hino Nacional

09:30 – 09:32

Discurso de Carlos Fernando Galán, Prefeito de Bogotá

09:32 – 09:37

Discurso do Presidente da República da Colômbia, Abelardo de la Espriella

09:38 – 09:55

Palestrantes:

  • Maria Camila Uribe
  • Greg Clark

Objetivo: Analisar como os governos subnacionais podem fortalecer suas capacidades fiscais, financeiras e institucionais para sustentar investimentos urbanos de alto impacto.

Parte 1. Painel de Especialistas
Moderadora: Maria Camila Uribe

  • David Jackson
  • Enid Slack
  • Manuel Orozco
  • Sebastián Nieto

Parte 2. Experiências de Cidades
Moderadora: Zoila Llempén

  • Ana María Cadena
  • Emelith Barraza

Pausa para café

11:45 – 12:00

Objetivo: Fortalecer as capacidades dos governos subnacionais para desenhar e implementar intervenções integradas, da primeira infância à velhice, que reforcem o tecido social, ampliem o acesso a bens, serviços e espaços de qualidade e aumentem a capacidade das comunidades de resistir, adaptar-se e responder a choques, incluindo riscos climáticos, vulnerabilidade socioeconômica e exposição a desastres.

Descrição: A sessão abordará o papel transformador das cidades no fortalecimento da coesão social e na construção de ambientes mais inclusivos, capazes de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos, da primeira infância à velhice. Nessa perspectiva, uma cidade mais inclusiva também é uma cidade mais resiliente, pois os vínculos sociais, os espaços compartilhados e os serviços integrados, acessíveis e de qualidade permitem que as comunidades se sustentem, se adaptem, aprendam e respondam a choques e pressões.

Moderadora: Marta Rubio-Codina, Economista Líder e Especialista em Desenvolvimento na Primeira Infância da Divisão de Proteção Social e Mercados de Trabalho do BID

  • Cecilia Vaca Jones, Diretora-Executiva da Breathe Cities
  • Maria Vassilakou, Fundadora da Vassilakou Urban Consulting e Ex-Vice-Prefeita de Viena
  • Francisca Rojas, Diretora-Executiva do Bloomberg Center for Public Innovation da Universidade Johns Hopkins
  • Roberto Angulo, Secretário de Integração Social da Prefeitura de Bogotá

Almoço

13:00 – 14:00

Objetivo: Fortalecer a capacidade dos funcionários dos governos subnacionais para integrar a resiliência urbana ao planejamento territorial e à priorização de projetos e investimentos, a fim de reduzir riscos, aumentar a capacidade de resposta e adaptação dos sistemas urbanos e gerar benefícios estratégicos de longo prazo para as cidades e seus habitantes.

Descrição: A sessão abordará a importância de posicionar a resiliência urbana como uma prioridade para os prefeitos e de incorporá-la ao planejamento, aos investimentos e à gestão das cidades. O foco estará em demonstrar que antecipar e reduzir riscos não apenas protege vidas e ativos, mas também pode se tornar um motor de transformação urbana, gerando benefícios para a saúde, a mobilidade, os espaços públicos, o acesso a serviços e a qualidade de vida.

Moderador: Juan Pablo Bonilla, Gerente do Setor de Mudança Climática e Desenvolvimento Sustentável do BID

  • Shirley Rodrigues, Membro do Conselho Diretor da C40 Cities e Ex-Vice-Prefeita de Londres para Meio Ambiente e Energia
  • Alice Charles, Diretora de Cidades, Planejamento e Design da Arup
  • María Fernanda Lemos, Doutora em Urbanismo e Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Adriana Soto Carreño, Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura Maior de Bogotá

Visita de campo: Metrô de Bogotá e Bronx Distrito Criativo. Foto institucional

15:00 – 19:00

Jantar e apresentação cultural

19:00
Locais: Torres Atrio (Bogotá) / Pabellón de Cristal (Barranquilla)
Tema: Dia de transição

Apresentação de Carlos Fernando Galán, Prefeito de Bogotá

08:00 – 08:30

Mesas de trabalho – Resiliência social e urbana

08:30 – 10:00

Sessão especial – De projetos urbanos a estratégias de implementação

10:00 – 10:30

Traslado ao aeroporto e embarque em voo para Barranquilla

10:30 – 11:30

Viagem a Barranquilla

13:00 – 14:50

Traslado ao local do evento – Barranquilla

15:00 – 16:30

Boas-vindas do BID, por Ramiro López-Ghio, Representante do BID na Colômbia

16:30 – 16:35

Entrevista com Alejandro Char, prefeito de Barranquilla

16:35 – 17:00

Palestra magna: Klaus Wowereit, ex-prefeito de Berlim (2001–2014)

17:00 – 17:45

Objetivo: Identificar como os governos locais podem fortalecer sua capacidade de gestão por meio de ferramentas organizacionais, transformação digital e governo aberto, a fim de melhorar os serviços prestados à população, responder com maior eficácia e construir a confiança necessária para sustentar transformações urbanas de longo prazo.

Descrição: Este painel partirá de uma ideia central: a confiança é construída a partir da experiência cotidiana de cidadãos e empresas com o governo. A conversa abordará como os governos locais podem aprimorar essa experiência por meio de serviços mais simples, acessíveis e oportunos, apoiados por ferramentas de gestão organizacional, transformação digital e práticas de governo aberto. Com base em experiências da região e de outras partes do mundo, o painel buscará identificar quais capacidades concretas permitem avançar rumo a instituições mais próximas da população, eficientes e confiáveis.

Moderadora: Paula Acosta, Chefe da Divisão de Capacidade Institucional do Estado, BID

  • Oliver Wise, Diretor-Executivo do Bloomberg Center for Government Excellence da Universidade Johns Hopkins
  • Juan Corvalán, Diretor Acadêmico do Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial (IALAB) da Universidade de Buenos Aires
  • Fernando de Pablo Martín, Diretor-Geral do Escritório Digital da Prefeitura de Madri
  • María Teresa Fernández, Secretária-Geral da Prefeitura de Barranquilla

Coquetel

19:00
Local: Pabellón de Cristal | Barranquilla
Tema: Como implementar: governança, instituições e transformação econômica

Objetivo: Fortalecer as capacidades das autoridades locais para impulsionar uma agenda de produtividade urbana de longo prazo, baseada em uma visão compartilhada e na articulação entre desenvolvimento econômico local, planejamento urbano e investimento, permitindo transformar o potencial das cidades em emprego, oportunidades e crescimento.

Descrição: Esta sessão abordará como construir uma agenda de produtividade urbana de longo prazo, baseada em uma visão compartilhada e capaz de gerar emprego, oportunidades e crescimento. Com base em experiências da região e do mundo, a discussão explorará como as cidades podem articular o desenvolvimento econômico local, o planejamento urbano e o investimento para aproveitar sua escala, conectividade e ativos territoriais. A partir dessa perspectiva, serão analisados instrumentos como agências de desenvolvimento, parcerias público-privadas, regeneração de áreas estratégicas e distritos de inovação, capazes de mobilizar capital, gerar valor público e dinamizar a economia local.

Moderadora: Tatiana Gallego, Chefe da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

  • Adolfo Meisel Roca, Reitor da Universidad del Norte
  • Karen Maguire, Conselheira Principal do Centro da OCDE para Empreendedorismo, PMEs, Regiões e Cidades
  • Shuprotim Bhaumik, Sócio da HR&A Advisors
  • Greg Clark, Assessor Sênior em Cidades Globais e Inovação Urbana da New London Architecture
  • Ana María Aljure, Gerente da Cidade da Prefeitura de Barranquilla

Pausa para café

10:30 – 11:00

Nesta mesa de trabalho, prefeitos e autoridades locais trocarão experiências sobre as capacidades institucionais e as ferramentas que permitem sustentar as transformações urbanas e promover o desenvolvimento econômico e a produtividade. Os participantes discutirão os desafios comuns que enfrentam nessas áreas e as estratégias que podem implementar para construir cidades mais produtivas, apoiadas por instituições sólidas, capazes de gerar e sustentar resultados ao longo do tempo.

Almoço

13:00 – 14:30

Moderadora: Ana María Ibáñez, Vice-Presidente de Setores e Conhecimento do BID

  • Carlos Fernando Galán, Prefeito Maior de Bogotá
  • Alejandro Char, Prefeito de Barranquilla

Visita de campo: O Gran Malecón, Museo Cielo Abierto e Ciénaga de Mallorquín. Foto institucional

15:00 – 18:30
Baixar Agenda (PDF) Baixar Documento Técnico Mesas-redondas Informações Logísticas

Painelistas

Carlos Fernando Galán

Carlos Fernando Galán

Prefeito de Bogotá

Carlos Fernando Galán é o prefeito de Bogotá para o período 2024-2027. Possui ampla trajetória no serviço público. Estudou serviço exterior com ênfase em economia internacional na Universidade de Georgetown e se especializou em governo, gerência e assuntos públicos na Universidad Externado de Colombia. Além disso, realizou estudos de pós-graduação em assuntos internacionais na Universidade Columbia e um mestrado em administração pública na Universidade de Nova York. Iniciou sua trajetória profissional no jornalismo como correspondente da revista Semana em Washington, redator e editor da revista Cambio e jornalista do El Tiempo. Entre 2008 e 2011, foi vereador de Bogotá. Posteriormente, atuou como secretário de Transparência da Presidência da República entre 2012 e 2013, cargo no qual liderou a implementação da política anticorrupção e de transparência da Colômbia. Em 2014, foi eleito senador da República e, no Congresso, promoveu debates sobre o uso da terra, o ordenamento territorial e as implicações da mudança climática na ocupação do solo. Em 2023, foi eleito prefeito de Bogotá pelo partido Nuevo Liberalismo, com 1.499.734 votos, a maior votação já registrada por um candidato à prefeitura na história da cidade.
Alejandro Char

Alejandro Char Chaljub

Prefeito de Barranquilla

Alejandro Char Chaljub é um líder de Barranquilla com ampla trajetória no serviço público e na gestão territorial. É reconhecido por impulsionar a transformação urbana e social de Barranquilla por meio de um modelo de governança baseado em resultados, que fortaleceu a confiança dos cidadãos. Atualmente, exerce o cargo de prefeito no período 2024-2027. É engenheiro civil pela Universidad del Norte, especialista em Engenharia de Projetos de Mineração pela mesma instituição, especialista em Alta Gestão pela Universidad de los Andes e mestre em Gestão de Projetos pelo Georgia Institute of Technology. Sua trajetória no serviço público começou em 1997 como vereador de Barranquilla. Posteriormente, foi governador do departamento do Atlántico em 2003. Foi eleito prefeito de Barranquilla para três mandatos —2008-2011, 2016-2019 e 2024-2027—, sempre com ampla margem eleitoral e índices de aprovação superiores a 90% durante suas gestões. Também exerceu o cargo de alto conselheiro para as regiões da Presidência da República da Colômbia. Ao longo de suas gestões, liderou projetos que transformaram a cidade e fortaleceram sua competitividade, seus espaços públicos, sua mobilidade, sua educação, sua sustentabilidade e seu desenvolvimento econômico. Entre eles, destacam-se o Gran Malecón, Todos al Parque, Barrios a la Obra, as obras de canalização de águas pluviais e a transformação da educação pública. Em seu atual mandato, continua impulsionando iniciativas para ampliar o acesso à moradia, fortalecer a inclusão financeira, consolidar o Sistema Distrital de Cuidados para pessoas com deficiência e seus cuidadores, e promover o turismo, a inovação e o desenvolvimento sustentável como motores de bem-estar e crescimento para Barranquilla.
Ana María Ibáñez

Ana María Ibáñez

Vice-Presidente de Setores e Conhecimento do BID

Ana María Ibáñez é uma economista colombiana e ocupa o cargo de Vice-Presidente de Setores e Conhecimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento desde junho de 2023. Ingressou no BID em 2019 como assessora econômica principal dessa Vice-Presidência, onde coordenou e supervisionou a agenda de conhecimento em colaboração com os departamentos operacionais.

Anteriormente, foi professora e decana da Faculdade de Economia e diretora do Centro de Estudos sobre Desenvolvimento Econômico da Universidad de los Andes. Sua trajetória acadêmica tem se concentrado em migração, desenvolvimento rural e consequências do conflito armado. Também foi professora visitante e pesquisadora sênior em universidades como Princeton e Yale.

É formada em Economia pela Universidad de los Andes e possui mestrado e doutorado em Economia Agrícola e de Recursos Naturais pela Universidade de Maryland, College Park.

Juan Pablo Bonilla

Juan Pablo Bonilla

Gerente do Setor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, BID

Juan Pablo Bonilla é gerente do Setor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável do BID. Anteriormente, atuou como chefe de gabinete do vice-presidente executivo do BID e liderou a Iniciativa de Energia Sustentável e Mudanças Climáticas, que contribuiu para integrar esses temas como prioridades estratégicas do Banco. Possui mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade ambiental, mudanças climáticas e energia. Antes de ingressar no BID, trabalhou como especialista sênior no Banco Mundial e foi membro do Conselho Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo das Nações Unidas. Na Colômbia, foi diretor executivo da Fundesarrollo, gerente nacional de Meio Ambiente da Associação Nacional de Empresários, assessor principal da Vice-Presidência, vice-ministro do Meio Ambiente e ministro interino do Meio Ambiente, da Habitação e do Desenvolvimento Territorial. É engenheiro civil pela Pontifícia Universidade Javeriana e possui mestrado em Gestão de Engenharia e Engenharia de Sistemas e doutorado em Gestão Ambiental e Energética pela Universidade George Washington.
Tatiana Gallego

Tatiana Gallego

Chefe da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano, BID

Tatiana Gallego Lizón é chefe da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Setor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável do BID. Urbanista e engenheira com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento internacional, ela lidera a agenda do Banco nas áreas de habitação, desenvolvimento urbano, resiliência climática e financiamento de infraestrutura para as cidades da América Latina e do Caribe. Anteriormente, trabalhou no Banco Asiático de Desenvolvimento, onde atuou como diretora da Divisão de Desenvolvimento Urbano e de Água do Departamento do Sudeste Asiático. Nessa função, impulsionou iniciativas pioneiras de resiliência climática urbana, em zonas econômicas transfronteiriças e no desenvolvimento de corredores. Também possui experiência no setor privado e na área de pesquisa. É engenheira e doutora em Engenharia Ambiental pelo Imperial College de Londres e possui pós-graduação em Estudos de Políticas pela School of Oriental and African Studies.
Maria Camila Uribe

Maria Camila Uribe

Coordenadora da Rede de Cidades do BID e líder técnica principal, BID

Maria Camila Uribe atua como líder técnica principal da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, onde também coordena a Rede de Cidades. Anteriormente, foi representante do BID no Chile, participou da coordenação da Estratégia Institucional do Grupo BID e foi chefe da Seção de Serviços ao Comitê e ao Conselho de Administração da Secretaria do Banco. Possui mais de 18 anos de experiência no setor público colombiano. Ao longo de sua trajetória, atuou como secretária de Planejamento de Bogotá, diretora de Cadastro e de Impostos e assessora do Ministério da Fazenda e Crédito Público e do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia. Sua trajetória combina planejamento urbano, gestão institucional, finanças públicas e fortalecimento dos governos locais. É economista pela Universidade dos Andes, mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Universidade de Harvard e mestre em Cidades pela London School of Economics.
Ramiro López-Ghio

Ramiro López-Ghio

Representante do Grupo BID na Colômbia

Ramiro López-Ghio é representante do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento na Colômbia. Anteriormente, foi representante do BID em Belize e chefe de Operações do Banco na Colômbia. É autor e coautor de diversas publicações institucionais sobre desenvolvimento sustentável, política fiscal, governança e desenvolvimento urbano. Entre elas, estão estudos sobre a regra fiscal do governo central colombiano, a interdependência municipal na região metropolitana de Bogotá e os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável, resiliente e inclusivo de Belize.
Alejandro Aravena

Alejandro Aravena

Arquiteto chileno, fundador da ELEMENTAL e vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2016

Alejandro Aravena é um arquiteto chileno, fundador e diretor executivo da ELEMENTAL, organização dedicada ao desenvolvimento de projetos de interesse público e impacto social em áreas como habitação, espaços públicos, infraestrutura e transporte. Formou-se em Arquitetura pela Universidad Católica de Chile em 1992 e criou seu próprio escritório em 1994. Lidera a ELEMENTAL desde 2001. Em 2016, recebeu o Prêmio Pritzker de Arquitetura e foi curador da Bienal de Arquitetura de Veneza. Também recebeu o Prêmio de Sustentabilidade de Gotemburgo, o RIBA Charles Jencks Award e o ULI J.C. Nichols Prize. Atualmente, preside o júri do Prêmio Pritzker.
Klaus Wowereit

Klaus Wowereit

Ex-prefeito-governador de Berlim

Klaus Wowereit é um jurista e político alemão que exerceu o cargo de prefeito-governador de Berlim entre junho de 2001 e dezembro de 2014. Estudou Direito na Universidade Livre de Berlim e concluiu o Segundo Exame Estatal de Direito em 1981. Iniciou sua trajetória política no distrito berlinense de Tempelhof e, em 1995, foi eleito membro da Câmara de Representantes de Berlim. Posteriormente, foi porta-voz para assuntos orçamentários e líder da bancada parlamentar do Partido Social-Democrata. Durante seu mandato como prefeito, a consolidação das finanças de Berlim foi um dos principais desafios de sua gestão. Também foi presidente do Conselho Federal da Alemanha, o Bundesrat, entre novembro de 2001 e outubro de 2002, e representante da Alemanha para assuntos culturais no âmbito da cooperação franco-alemã entre 2007 e 2010.
Enid Slack

Enid Slack

Diretora do Instituto de Finanças e Governança Municipal da Universidade de Toronto

Enid Slack é diretora do Instituto de Finanças e Governança Municipal da Escola de Cidades da Universidade de Toronto. O instituto concentra-se nos desafios de saúde fiscal e governança enfrentados pelas cidades e regiões urbanas do Canadá e de todo o mundo. Enid possui 40 anos de experiência em finanças municipais e governança. Ela prestou consultoria a organizações internacionais, como o Banco Mundial, a ONU-Habitat, o BID e o Centro Internacional para o Crescimento, bem como a governos do Brasil, Chile, Colômbia, India, Mongólia, África do Sul, Tanzânia e Uganda. É autora de vários livros e artigos sobre impostos sobre a propriedade, transferências intergovernamentais, reestruturação municipal e financiamento de infraestrutura municipal. Em 2012, recebeu a Medalha do Jubileu de Diamante da rainha Isabel II em reconhecimento ao seu trabalho na área urbana.
Manuel Orozco

Manuel Orozco

Diretor da S&P Global Ratings

Manuel Orozco é diretor da S&P Global Ratings e membro da equipe de Classificações Soberanas e Finanças Públicas Internacionais, onde lidera a análise de crédito de países da América Latina, entre eles México, Colômbia e Brasil. É responsável por avaliar a solidez das finanças públicas, o endividamento, a flexibilidade fiscal e monetária e o desempenho macroeconômico dos governos soberanos da região. Sua experiência concentra-se na análise do risco de crédito e da sustentabilidade fiscal dos países latino-americanos. Orozco participa regularmente como palestrante e porta-voz em fóruns econômicos e financeiros regionais, onde apresenta os critérios utilizados para avaliar o risco soberano e analisa os principais desafios que os países da região enfrentam para preservar a estabilidade macroeconômica e a sustentabilidade de suas finanças públicas.
David Jackson

David Jackson

Consultor sênior do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas

David Jackson é consultor sênior do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA). Possui mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento local e financiamento subnacional. Entre 2013 e 2024, dirigiu, em escala global, a Prática de Financiamento Local Transformador do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (UNCDF), centro de excelência da organização para as finanças dos governos locais nos países em desenvolvimento. Atuou como consultor em descentralização para o Governo da Indonésia e para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e dirigiu o escritório do UNCDF para a Ásia e o Pacífico, onde criou um mecanismo que permite aos governos locais acessar a financiamento climático. Também contribui para impulsionar a Coalizão de Málaga e o Fundo Internacional de Investimento Municipal. Atualmente, é pesquisador não residente no Centro de Cooperação Internacional da Universidade de Nova York e membro do Comitê Científico do Observatório Mundial de Finanças e Investimento Subnacional da OCDE.
Sebastián Nieto

Sebastián Nieto

Chefe da Divisão de Dinâmicas do Desenvolvimento Regional do Centro de Desenvolvimento da OCDE

Sebastián Nieto Parra é chefe da Divisão de Dinâmicas do Desenvolvimento Regional do Centro de Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Possui ampla trajetória na análise das economias da América Latina e do Caribe e na elaboração de políticas de desenvolvimento. Seu trabalho tem se concentrado na política fiscal, no investimento em infraestrutura, nas políticas de conectividade e na economia política das economias emergentes. Antes de ingressar na OCDE, atuou como economista para a América Latina no Banco Santander, em Madri. Anteriormente, trabalhou no Banco da República e no Ministério da Fazenda e Crédito Público da Colômbia em questões relacionadas à regulamentação do setor financeiro e ao desenvolvimento do mercado hipotecário. Possui doutorado em economia e realizou estudos de pós-graduação no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) e na Escola de Economia de Toulouse. É autor de inúmeras publicações sobre desenvolvimento econômico, política fiscal, infraestrutura e reformas públicas na América Latina e no Caribe.
Ana María Cadena

Ana María Cadena

Secretária de Fazenda da Prefeitura de Bogotá

Ana María Cadena é secretária de fazenda da prefeitura de Bogotá desde janeiro de 2024. Antes de assumir esse cargo, foi diretora-geral da Unidade de Gestão de Previdência e Organismos Parafiscais, onde liderou a implementação do Programa de Apoio ao Emprego Formal durante a pandemia. Possui mais de 20 anos de trajetória no setor público colombiano e ocupou cargos de liderança no Ministério da Fazenda e Crédito Público, no Departamento Nacional de Planejamento, na Colpensiones e no Banco da República. É economista e mestre em Antropologia Social pela Universidade dos Andes, além de mestre em Desenvolvimento Econômico Local pela London School of Economics. Sua trajetória se destaca por combinar experiência na formulação de políticas econômicas e sociais com a gestão de programas públicos de grande alcance.
Emelith Barraza

Emelith Barraza

Secretária de Fazenda da Prefeitura de Barranquilla

Emelith Barraza Barrios é a secretária de fazenda da prefeitura de Barranquilla para o período de 2024 a 2027, cargo que exerce pela segunda vez, após tê-lo ocupado entre 2016 e 2019. Possui mais de 20 anos de experiência na gestão das finanças públicas do distrito. Ao longo de sua trajetória na Prefeitura de Barranquilla, atuou como tesoureira distrital, chefe do Escritório de Orçamento e assessora da Secretaria de Finanças. Também foi professora titular da Universidade do Norte e pesquisadora do Fundesarrollo. É economista pela Universidade do Atlântico, especialista em Finanças com Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade do Norte. Durante seu primeiro mandato à frente da Secretaria, liderou processos-chave de saneamento fiscal, entre eles a conclusão do Acordo de Reestruturação de Passivos. Esse processo consolidou a sustentabilidade financeira do distrito e permitiu que ele obtivesse melhores condições de financiamento no mercado.
Francisca Rojas

Francisca Rojas

Diretora executiva do Bloomberg Center for Public Innovation da Universidade Johns Hopkins

Francisca Rojas é diretora executiva do Bloomberg Center for Public Innovation da Universidade Johns Hopkins, um centro dedicado a promover a inovação pública em cidades de todo o mundo. Nessa função, ela lidera uma equipe internacional de especialistas e pesquisadores, conecta governos municipais a soluções inovadoras e coordena programas de capacitação para profissionais de mais de 200 cidades. Possui mais de 20 anos de experiência em planejamento urbano, financiamento e análise de dados. Anteriormente, trabalhou na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento, onde viabilizou programas de empréstimo superiores a US$ 1 bilhão para investimentos urbanos na América Latina. Também atuou como planejadora de projetos da Iniciativa da Margem do Anacostia, em Washington, D.C., e como assessora do Ministério da Habitação e Urbanismo do Chile. É doutora em Planejamento Urbano e Regional e mestre em Planejamento Urbano pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), e realizou um estágio de pós-doutorado na Escola de Governo da Universidade de Harvard.
Cecilia Vaca Jones

Cecilia Vaca Jones

Diretora executiva da Breathe Cities

Cecilia Vaca Jones é diretora executiva da Breathe Cities, uma iniciativa global da Bloomberg Philanthropies, do Clean Air Fund e da C40 Cities que apoia as cidades na redução da poluição do ar e na melhoria da saúde pública. Ela possui mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento social e políticas urbanas centradas nas pessoas. Foi ministra coordenadora de Desenvolvimento Social do Equador, onde liderou políticas integrais de bem-estar voltadas para crianças, mulheres, comunidades indígenas e pessoas com deficiência. Também foi diretora executiva da Fundação Bernard van Leer, onde promoveu o desenvolvimento na primeira infância por meio do planejamento urbano e do projeto de espaços públicos. Possui mestrado em Políticas Sociais para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Bolonha e mestrado executivo em Cidades pela London School of Economics.
Maria Vassilakou

Maria Vassilakou

Fundadora da Vassilakou Urban Consulting e ex-vice-prefeita de Viena

Maria Vassilakou é fundadora e diretora da Vassilakou Urban Consulting, empresa na qual presta consultoria a cidades, governos, organizações e empresas de todo o mundo sobre estratégias de transformação urbana verde e equitativa e gestão de transições. Entre novembro de 2010 e julho de 2019, atuou como vice-prefeita de Viena, responsável pelo desenvolvimento urbano, trânsito e transporte, proteção climática, planejamento energético e participação cidadã. Durante quase uma década nesse cargo, ela liderou uma ampla agenda de transformação que contribuiu para consolidar a posição de Viena entre as primeiras colocadas em rankings internacionais de qualidade de vida, incluindo o desenvolvimento de um dos sistemas de transporte público mais acessíveis da Europa. Ela estudou linguística e psicologia na Universidade de Viena e possui mestrado em Cidades pela London School of Economics. Também integra o painel de especialistas da Missão da União Europeia "100 cidades climaticamente neutras e inteligentes até 2030".
María Fernanda Lemos

María Fernanda Lemos

Doutora em Urbanismo e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

María Fernanda Lemos é doutora em urbanismo e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Nessa universidade, ela coordena o Laboratório de Urbanismo e colaborou por 15 anos com o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente. No Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), foi autora principal e coordenadora do capítulo sobre a América Central e do Sul da contribuição do Grupo de Trabalho II para o Sexto Relatório de Avaliação. Atualmente, é autora principal e coordenadora do capítulo sobre assentamentos humanos, infraestrutura e indústria. É codiretora do Hub da América Latina da Rede de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Urbanas e pesquisadora colaboradora da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas (Rede Clima). No Centro de Síntese SIMACLIM, foi autora coordenadora do relatório "Cidades verdes-azuis resilientes" e, atualmente, é coautora do relatório "Transição justa e adaptação". Faz parte do Comitê Científico sobre Adaptação Climática e Resiliência do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro e também é titular da Câmara de Assessoria Científica do Comitê Interministerial sobre Mudanças Climáticas (CAM-CIM) do Governo Federal do Brasil. Sua pesquisa concentra-se no planejamento e no projeto urbano, com ênfase na sustentabilidade, na resiliência urbana, na justiça climática e na adaptação das cidades às mudanças climáticas.
Alice Charles

Alice Charles

Diretora de Cidades, Planejamento e Design da Arup

Alice Charles é diretora de Cidades, Planejamento e Design da Arup, onde lidera estratégias urbanas transversales e parcerias com organizações internacionais em todo o mundo. Possui mais de 20 anos de experiência em planejamento urbano sustentável, regeneração urbana, habitação, infraestrutura e design de cidades, e já assessorou governos, líderes municipais e empresas em estratégias de descarbonização, resiliência e melhoria da qualidade de vida. Faz parte do Conselho de Administração da Fundação Holcim para a Construção Sustentável, copreside o Grupo de Trabalho sobre Cidades do Prêmio Earthshot e participa de órgãos consultivos da ONU-Habitat e da Comissão de Finanças Urbanas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Anteriormente, coordenou os trabalhos do Fórum Econômico Mundial sobre cidades, infraestrutura e serviços urbanos. Formou-se em Planejamento Ambiental pela Queen's University Belfast e possui mestrado em Administração de Empresas pelo University College Dublin e em Liderança Global pelo Fórum Econômico Mundial. Além disso, é membro do colegiado do Royal Town Planning Institute.
Shirley Rodrigues

Shirley Rodrigues

Membro do Conselho de Administração da C40 Cities

Shirley Rodrigues é membro do Conselho de Administração da C40 Cities, presidente do Comitê Consultivo da Breathe Cities e comissária da Our Common Air. Nessas funções, ela trabalha para reduzir a poluição do ar e seus efeitos sobre a saúde pública e o clima. Entre 2016 e 2024, atuou como vice-prefeita de Londres para Meio Ambiente e Energia, cargo no qual liderou iniciativas reconhecidas mundialmente para enfrentar a emergência climática, melhorar a qualidade do ar e recuperar a natureza urbana. Durante seu mandato, supervisionou a implementação e a expansão da Zona de Emissões Ultrabaixas de Londres, considerada a maior zona de ar limpo desse tipo no mundo, bem como o desenvolvimento de políticas inclusivas voltadas a que a cidade alcance emissões líquidas zero até 2030 e fortaleça sua resiliência diante dos impactos climáticos. Anteriormente, dirigiu a pasta global de financiamento para as mudanças climáticas da Children's Investment Fund Foundation, onde desenvolveu a primeira estratégia para cidades da organização e apoiou iniciativas climáticas na China e no Brasil.
Adriana Soto Carreño

Adriana Soto Carreño

Secretária do Meio Ambiente da Prefeitura de Bogotá

Adriana Soto é a secretária de Meio Ambiente de Bogotá. Possui mais de 20 anos de experiência na elaboração e gestão de políticas públicas ambientais e programas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Anteriormente, atuou como vice-ministra do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, assessora do Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais e pesquisadora associada da Fedesarrollo. Também foi diretora da The Nature Conservancy para a Colômbia, Equador e Peru, e assessora sênior para a América Latina da Wildlife Conservation Society. Fez parte do Conselho de Administração do Fundo Verde para o Clima da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e do Conselho Diretor do Fundo de Adaptação da Colômbia. É economista pela Universidade dos Andes, onde também obteve um mestrado em política pública.
Paula Acosta

Paula Acosta

Chefe da Divisão de Capacidade Institucional do Estado, BID

Paula Acosta é chefe da Divisão de Capacidade Institucional do Estado do BID. Possui mais de 25 anos de experiência na concepção, implementação e avaliação de políticas públicas, reformas institucionais e programas multissetoriais. Antes de ingressar no Banco, ocupou diversos cargos de alto nível no Governo da Colômbia, entre eles os de vice-ministra da Fazenda, vice-ministra da Previdência Social, subdiretora do Departamento Nacional de Planejamento e diretora da Unidade de Execução Governamental da Presidência. Também integrou conselhos de administração de diversos setores e foi professora da Escola de Governo da Universidade dos Andes. É engenheira industrial pela Universidade dos Andes e possui estudos de mestrado em Economia pela Universidade de Georgetown, em Administração Pública pela Universidade de Syracuse e em Ciência Política pela Universidade dos Andes.
Oliver Wise

Oliver Wise

Diretor executivo do Bloomberg Center for Government Excellence da Universidade Johns Hopkins

Oliver Wise é diretor executivo do Bloomberg Center for Government Excellence (GovEx) da Universidade Johns Hopkins. O GovEx auxilia governos a utilizar dados e inteligência artificial de maneira eficaz para melhorar a vida dos cidadãos. Sua carreira abrange a liderança no uso de dados e de IA no setor público, tanto em nível local quanto em nível federal. Entre 2022 e 2025, atuou como diretor de dados (Chief Data Officer) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, onde liderou programas de governança de dados, estratégias de IA e de dados abertos. Além disso, atuou como subsecretário interino de Assuntos Econômicos, cargo no qual foi responsável pela supervisão do Escritório do Censo e do Escritório de Análise Econômica dos Estados Unidos. Anteriormente, criou e dirigiu o Escritório de Desempeño e Prestação de Contas de Nova Orleans, onde impulsionou ferramentas pioneiras de uso de dados para a gestão pública.
Juan Corvalán

Juan Corvalán

Diretor do Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial (IALAB) da Universidade de Buenos Aires

Juan Corvalán é diretor do Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial (IALAB) da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), o primeiro do gênero em uma faculdade de direito da Ibero-América. Ele também atua como procurador-geral adjunto na área de Contencioso Administrativo e Tributário do Ministério Público da Cidade Autônoma de Buenos Aires e coordena o Programa de Atualização em Inteligência Artificial e Direito da UBA. Possui ampla trajetória na aplicação da inteligência artificial no âmbito do direito e na modernização das instituições públicas. É doutor em Direito, mestre em Inteligência Artificial e professor visitante da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França. Além disso, colaborou com o MIT e participou como palestrante nas Nações Unidas, na Organização dos Estados Americanos (OEA) e no Conselho de Estado da França. É autor de inúmeros livros e publicações sobre inteligência artificial, Direito e inovação pública.
Fernando de Pablo Martín

Fernando de Pablo Martín

Diretor-geral do Escritório Digital da Prefeitura de Madri

Fernando de Pablo Martín é diretor-geral do Escritório Digital da Prefeitura de Madri desde julho de 2020. Nessa função, lidera a estratégia "Madri Capital Digital", voltada a impulsionar a transformação digital da cidade e da própria Prefeitura, bem como a administração digital e as estratégias municipais de dados e de inteligência artificial. É engenheiro de telecomunicações pela Universidade Politécnica de Madri e possui mais de três décadas de experiência na modernização tecnológica do setor público. Foi diretor-geral do Impulso da Administração Eletrônica entre 2009 e 2011; integrou a Comissão para a Reforma das Administrações Públicas e presidiu a Sociedade Comercial Estatal para a Gestão da Inovação e das Tecnologias Turísticas (SEGITTUR) entre 2017 e 2018. Posteriormente, atuou como secretário-geral de Administração Digital do Governo da Espanha entre 2018 e 2020. Também colaborou com organismos internacionais como a OCDE, a União Europeia e o BID, e recebeu diversos reconhecimentos por sua trajetória.
María Teresa Fernández

María Teresa Fernández

Secretária-geral da Prefeitura de Barranquilla

É secretária-geral de Barranquilla, advogada e especialista em gestão pública, com mais de 20 anos de experiência. Em sua função, lidera o fortalecimento institucional e a construção da confiança entre os setores público e privado por meio da transparência administrativa. Foi secretária de Cultura do Distrito e do Departamento do Atlântico, promovendo políticas públicas eficientes e baseadas em dados. Por sua destacada trajetória e impacto social, recebeu a distinção "Líder de Ciudad 2022".
Adolfo Meisel Roca

Adolfo Meisel Roca

Reitor da Universidade do Norte

Adolfo Meisel Roca é reitor da Universidade do Norte, em Barranquilla. É uma das principais referências no estudo da história econômica e social do Caribe colombiano. Por mais de 15 anos, atuou como gerente da agência do Banco da República em Cartagena, onde liderou o Centro de Estudos Econômicos Regionais e impulsionou a criação do Fundo de Compensação Regional. Posteriormente, entre 2013 e 2018, foi codiretor do Conselho de Administração do Banco da República. É economista pela Universidade dos Andes e especialista em arqueologia pela Universidade do Norte. Possui mestrado e doutorado em economia pela Universidade de Illinois, mestrado em sociologia pela Universidade de Yale e estudos avançados em economia internacional no Instituto de Economia Mundial de Kiel. É autor e editor de inúmeros livros e artigos. Suas pesquisas têm se concentrado nas disparidades econômicas regionais e no papel da educação na redução da pobreza e da desigualdade.
Karen Maguire

Karen Maguire

Consultora sênior do Centro de Empreendedorismo, PMEs, Regiões e Cidades da OCDE

Karen Maguire é consultora sênior do Centro da OCDE para Empreendedorismo, PMEs, Regiões e Cidades e faz parte de sua equipe de direção. Possui mais de 20 anos de experiência na OCDE, onde liderou e contribuiu para iniciativas de desenvolvimento econômico urbano, rural e local; inovação regional; empreendedorismo; emprego e competências; economia social; e cultura. Anteriormente, dirigiu o Programa de Emprego e Desenvolvimento Econômico Local da OCDE e trabalhou por mais de uma década com o Comitê de Políticas de Desenvolvimento Regional. Nessas funções, forneceu análises, dados e assistência técnica a governos nacionais e subnacionais para fortalecer suas políticas de desenvolvimento local. Antes de ingressar na OCDE, trabalhou com pesquisa em políticas públicas no Urban Institute e com finanças públicas na UBS. É graduada em Economia e Sociologia pela Universidade de Chicago e possui mestrado em Políticas Públicas pela Escola de Governo da Universidade de Harvard.
Shuprotim Bhaumik

Shuprotim Bhaumik

Sócio da HR&A Advisors

Shuprotim Bhaumik é sócio da HR&A Advisors, uma empresa de consultoria em desenvolvimento econômico e imobiliário com mais de 30 anos de experiência, que ajuda seus clientes a estruturar abordagens inovadoras de financiamento e parcerias público-privadas para projetos de infraestrutura e renovação urbana em grande escala, nos Estados Unidos e internacionalmente. Possui ampla trajetória na viabilização de oportunidades complexas de desenvolvimento e na oferta de soluções financeiramente sustentáveis que geram valor de longo prazo para as comunidades e os investidores. Na América Latina e no Caribe, liderou equipes responsáveis por desenvolver estratégias de infraestrutura e do setor imobiliário na Argentina, no Brasil, na Colômbia, na Costa Rica, na República Dominicana e na Jamaica. Antes de ingressar na HR&A, Shuprotim dirigiu, na América do Norte, a área de economia da AECOM, uma empresa multinacional de consultoria e engenharia especializada em infraestrutura, e atuou como vice-presidente sênior da Corporação de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Nova York.
Greg Clark

Greg Clark

Consultor sênior em Cidades Globais e Inovação Urbana da New London Architecture

Greg Clark é um dos principais especialistas mundiais em cidades, investimentos e transições urbanas sustentáveis. Ao longo de mais de três décadas, prestou consultoria a mais de 400 cidades, 50 governos nacionais e 20 instituições multilaterais, entre elas a OCDE, o Banco Mundial, o Banco Europeu de Investimento e o BID, bem como a investidores e empresas globais. Presidiu mais de 20 conselhos consultivos internacionais que apoiaram cidades como Nova York, São Paulo, Bogotá, Cidade do México, Barcelona, Viena e Oslo na reformulação de suas estratégias de investimento e de governança. Anteriormente, foi consultor sênior em assuntos urbanos do governo do Reino Unido e consultor do Grupo HSBC em questões urbanas. Também presidiu, por vinte anos, o Fórum de Cidades e Regiões da OCDE. É autor de inúmeros livros e relatórios sobre cidades e investimentos. Foi nomeado comendador da Ordem do Império Britânico (CBE) por suas contribuições ao desenvolvimento econômico urbano e regional.
Ana María Aljure

Ana María Aljure

Gerente de Cidade da Prefeitura de Barranquilla

Ana María Aljure é gerente de cidade da Prefeitura de Barranquilla. Nessa função, ela coordena a articulação entre as secretarias e as dependências distritais e acompanha os projetos estratégicos, promovendo iniciativas para fortalecer o desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade. Possui ampla trajetória na gestão pública, tanto distrital quanto nacional. Na Prefeitura de Barranquilla, atuou como coordenadora de Contratações e, posteriormente, como secretária-geral entre 2016 e 2019. Em nível nacional, foi diretora de Contratações do Instituto Nacional de Vias (INVIAS), vice-ministra de Talento e Apropriação Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e diretora-geral do Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC). É advogada pela Universidade Livre, especialista em direito administrativo, mestre em direito e administração de empresas e mestre em inovação em direito digital e legal tech. Além disso, complementou sua formação executiva com um Multinational MBA e um mestrado executivo em direção de empresas na ESADE, fortalecendo uma visão estratégica que integra liderança, inovação, transformação institucional e gestão pública para o desenvolvimento dos territórios.
Roberto Angulo Salazar

Roberto Angulo Salazar

Secretário Distrital de Integração Social de Bogotá

Roberto Angulo Salazar é economista pela Pontificia Universidad Javeriana. Possui mestrado em Economia pela Universidad Nacional de Colombia e mestrado em Desenvolvimento Econômico Urbano pela University College London. Conta com mais de 20 anos de experiência na formulação e implementação de políticas públicas relacionadas à redução da pobreza, à desigualdade e à mobilidade social. No Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia, foi Subdiretor de Promoção Social e Qualidade de Vida e Coordenador Nacional do Sisbén, além de ter participado da criação do Índice de Pobreza Multidimensional. Também foi Diretor de Transferências Monetárias do Departamento de Prosperidade Social, onde liderou programas como Familias en Acción e Jóvenes en Acción. Antes de assumir o cargo atual, participou da formulação e coordenação do sistema Bogotá Solidaria, precursor da estratégia de Renda Mínima Garantida. Desde janeiro de 2024, é Secretário Distrital de Integração Social de Bogotá.

Moderadores de mesas de trabalho

Luis Schloeter

Luis Schloeter

Especialista Sênior em Habitação e Desenvolvimento Urbano, BID

Luis Schloeter é especialista sênior da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Economista urbano e gestor de projetos de infraestrutura com mais de 15 anos de experiência, trabalha em temas de financiamento urbano, investimento público-privado, gestão de ativos públicos, captura de mais-valias e resiliência. Tem participado de programas e estudos em diversos países da América Latina e do Caribe, desenvolvendo ferramentas para avaliar os benefícios econômicos dos investimentos e fortalecer a capacidade das cidades de financiar e executar projetos urbanos. Possui um Master of Science em Desenvolvimento Econômico Urbano pela University College London, com dissertação sobre avaliação de parcerias público-privadas em transportes urbanos na América Latina, e um Mestrado em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Internacional pela New York University.
Laura Feliza Vélez

Laura Feliza Vélez

Consultora de Primeira Infância, BID

Laura Feliza Vélez é consultora de Primeira Infância no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde assessora a equipe regional de Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância em temas de governança, arquitetura institucional, garantia da qualidade e saúde mental na primeira infância. Possui mais de 15 anos de experiência em políticas públicas de proteção social, trabalhando com órgãos governamentais, organismos multilaterais e organizações internacionais. Anteriormente, atuou como Subdiretora de Gestão Técnica para o Atendimento à Primeira Infância no Instituto Colombiano de Bienestar Familiar (ICBF), onde liderou a implementação da política pública de atenção integral à primeira infância na Colômbia. É psicóloga pela Universidad de los Andes e possui Mestrado em Serviço Social (MSW) pela Universidade de Nova York (NYU).
Benjamín Roseth

Benjamín Roseth

Especialista Sênior em Modernização do Estado, BID

Benjamín Roseth é especialista sênior em Modernização do Estado do BID baseado em Bogotá, Colômbia, coordenando o trabalho do Banco neste país em temas de gestão pública e governo digital. Lidera a agenda de conhecimento do BID em governo digital e coordena o trabalho de modernização do estado no país. Liderou pesquisas sobre transformação digital, simplificação de procedimentos administrativos, automação e qualidade dos serviços públicos, contribuindo para melhorar a eficiência e efetividade da administração pública. Benjamín possui um Mestrado em Relações Internacionais com especialização em Desenvolvimento Econômico da Universidade de Columbia.
Pedro Garay

Pedro Garay

Conselheiro Sênior Setorial, BID

Pedro V. Garay é Conselheiro Sênior Setorial no BID, com sede em Washington, D.C., cargo que ocupa desde agosto de 2021. Antes de assumir essa função, trabalhou na mesma organização como Lead Economist, Senior Economist, Counselor e Country Economist, desenvolvendo uma trajetória sustentada em análise econômica e assessoria para a região da América Latina e do Caribe. Seu perfil combina experiência em liderança técnica, assessoria estratégica e trabalho em temas de desenvolvimento econômico internacional. É economista por formação e possui estudos de pós-graduação e especialização em instituições como Kansas State University, Harvard Kennedy School e Columbia University, além de um mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Nacional de Tucumán.
Matías Lince

Matías Lince

Especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano, BID

Matías Lince é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID. Arquiteto e urbanista, possui experiência no desenho e execução de programas de habitação, integração sociourbanística e melhoria de bairros. Acompanhou operações em países do Cone Sul e participou de estudos sobre políticas habitacionais, espaços públicos e transformação urbana. Anteriormente, trabalhou como Chefe de Gabinete na Direção Geral de Melhoria da Habitação em Buenos Aires, Argentina. Entre seus trabalhos recentes estão pesquisas sobre programas de melhoria da habitação e a experiência de integração urbana do Barrio Mugica na capital argentina. Matías é arquiteto pela Universidade de Buenos Aires.
Nathalie Badoui

Nathalie Badoui

Especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano, BID

Nathalie Badoui é atualmente especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID baseada em Brasília, Brasil. Possui mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento urbano, especializada em planejamento territorial e governança. Adicionalmente, concentrou seu trabalho na integração da ação climática nas políticas e investimentos urbanos. Antes de se juntar ao BID, foi Senior Manager para Ação Climática Integrada no World Resources Institute em São Paulo, Brasil, onde liderou um programa piloto focado em integrar a ação climática nas prioridades e políticas locais. Nathalie possui um Mestrado em Desenvolvimento Econômico Local pela The London School of Economics and Political Science e um Mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Sciences Po.
María Camila Quintero

María Camila Quintero

Especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano, BID

María Camila Quintero é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID. Possui mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento urbano, liderando o desenho, preparação e implementação de programas de investimento urbano de alto valor na América Latina e no Caribe. Supervisionou operações de empréstimo superiores a US$600 milhões e programas de cooperação técnica em resiliência urbana, melhoria de assentamentos informais e desenvolvimento econômico local. Possui ampla experiência em engajamento de alto nível com governos federais e subnacionais, doadores multilaterais e sociedade civil em diversos países da região. Possui um Executive Master of Science em Cidades pela The London School of Economics and Political Science, um Mestrado em Desenvolvimento da América Latina pelo King's College London e um MBA pela Bentley University.
Sandra Buitrago

Sandra Buitrago

Especialista em Gestão do Risco de Desastres, BID

Sandra Buitrago é especialista na Unidade de Gestão do Risco de Desastres do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Atua como consultora especialista em gestão do risco de desastres, trabalhando na melhoria, atualização e controle de qualidade do RiskMONITOR, plataforma desenvolvida pelo BID que facilita o entendimento dos riscos de desastres e o desempenho em sua gestão para os países membros da América Latina e do Caribe. Possui experiência em governança de riscos. Sandra é arquiteta pela Universidade Nacional da Colômbia, possui um Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Nacional da Colômbia e um MBA com especialização em Gestão Financeira pela IEP-CEU Madrid.
Marta Rubio-Codina

Marta Rubio-Codina

Economista Líder e Especialista em Desenvolvimento Infantil Precoce, BID

Marta Rubio-Codina é economista líder e especialista em desenvolvimento infantil na Divisão de Proteção Social e Mercados Laborais do BID. Possui ampla experiência no desenho, implementação e avaliação de programas e serviços para a primeira infância em escala, bem como na medição de sua qualidade e dos resultados no desenvolvimento infantil. Co-desenhou módulos sobre esse assunto para pesquisas nacionais no México e Equador. Suas pesquisas foram publicadas em revistas acadêmicas como British Medical Journal, PLOS Medicine, Science Advances, Journal of Development Economics e American Economic Review. Antes de se juntar ao BID, foi pesquisadora sênior no Institute for Fiscal Studies de Londres. Possui doutorado em Economia pela Universidade de Toulouse.
Lamine Sow

Lamine Sow

Especialista Líder de Setor e Coordenador do Programa de Financiamento Sub-soberano, BID

Lamine Sow é especialista líder de setor e coordenador do Programa de Financiamento Sub-soberano do BID. Possui ampla experiência em análise e gestão de risco de crédito sub-soberano, avaliação de operações de financiamento e coordenação de programas em nível regional. Antes de se juntar ao BID em 2026, foi Diretor da Agência Francesa de Desenvolvimento para a Colômbia (2022-2026), Diretor Adjunto da Diretoria Regional do Cone Sul no Brasil (2018-2022), chefe da Divisão de Avaliação de Risco de Crédito da AFD (2012-2018), analista e chefe de Comunicação Financeira no Departamento de Finanças da AFD (2007), e chefe de Missão Sênior na Ernst & Young Audit em Paris (2003-2007). É Chartered Financial Analyst (CFA) e graduado pela ESCP Business School em Paris.
Ana María Pinto

Ana María Pinto

Chefa da Divisão de Transporte, BID

Ana María Pinto é chefa da Divisão de Transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Possui mais de 20 anos de experiência na indústria de transporte e infraestrutura, especializada em política e planejamento de transporte, desenvolvimento de infraestrutura e gestão de projetos. Durante sua trajetória no BID, liderou iniciativas estratégicas que promovem colaboração regional e implementam soluções de transporte sustentável. Anteriormente trabalhou como Infrastructure Manager na CEMEX e no Departamento Nacional de Planejamento, onde expandiu sua experiência em formulação de políticas e seu impacto no desenvolvimento urbano. Atualmente é membro interno do Comitê de Sanções do Grupo BID. Ana María possui um Mestrado em Administração e Planejamento do Desenvolvimento pela University College London.
Zoila Llempén

Zoila Llempén

Especialista Sênior, Divisão de Gestão Fiscal, BID

Zoila Llempén é especialista sênior da Divisão de Gestão Fiscal do BID, onde lidera o apoio técnico aos países da América Latina e do Caribe para fortalecer seus sistemas de gestão fiscal, com ênfase na qualidade do gasto e na gestão do investimento público. Possui mais de 15 anos de experiência em gestão pública. Antes de se juntar ao Banco, ocupou diversos cargos no Governo do Peru, entre eles diretora de Qualidade do Gasto Público e diretora geral de Orçamento Público do Ministério da Economia e Finanças. Dessas posições, promoveu reformas voltadas para melhorar a eficiência e a qualidade do gasto público e desempenhou um papel importante na coordenação do financiamento para responder à emergência causada pela COVID-19 e apoiar a recuperação econômica. Suas áreas de trabalho incluem gestão orçamentária, eficiência do investimento público e incorporação de critérios climáticos e de resiliência nos sistemas nacionais de investimento. É economista pela Universidad del Pacífico e possui um mestrado em administração pública e desenvolvimento internacional pela Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard.
Mariano Cristoforetti

Mariano Cristoforetti

Consultor Técnico em Desenvolvimento Urbano e Habitação, BID

Mariano Cristoforetti é consultor técnico na Divisão de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Especialista em urbanismo, políticas urbanas e gestão de projetos de desenvolvimento territorial com experiência na implementação de programas de integração social e desenvolvimento urbano. Participou de iniciativas de melhoria de assentamentos informais e planejamento urbano integrado na Argentina. Anteriormente, atuou como chefe de gabinete na urbanização da Vila Mugica em Buenos Aires, onde liderou estratégias de integração social e econômica, e como diretor provincial de Comunicação Estratégica em órgãos do Governo da Província de Buenos Aires. Possui Diplomatura em Cidades e Políticas Urbanas pela Universidade Torcuato Di Tella, com análise em políticas públicas, e completou um programa em Liderança e Análise Política pelo Instituto Universitário CIAS.

Inscreva-se na nossa newsletter mensal

BID Logo